Coronel Sapucaia
Em primeira ida à Câmara, titular da Sisep diz ter dobrado ritmo de tapa-buracos
André Brandão afirma que média passou de 450 para 800 reparos diários e prevê reforço de equipes em julho
MYLENA FRAIHA / CAMPO GRANDE NEWS
Em sua primeira visita à Câmara Municipal de Campo Grande como titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), André de Moura Brandão afirmou nesta terça-feira (23) que a prefeitura dobrou o ritmo dos serviços de tapa-buracos na Capital. Segundo o secretário, quando assumiu a pasta, há cerca de 20 dias, as equipes fechavam aproximadamente 450 buracos por dia. Atualmente, o número chega a cerca de 800 operações diárias.
A apresentação ocorreu durante reunião promovida pela Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal, que reuniu vereadores e representantes do Executivo para discutir a situação da infraestrutura urbana e a recuperação da malha viária da Capital.
- Leia Também
- Em reunião na Câmara, Adriane justifica troca na Sisep para acelerar obras
De acordo com Brandão, atualmente três equipes atuam em três regiões da cidade. No entanto, quatro regiões ainda não recebem os serviços de tapa-buracos devido a impedimentos judiciais.
Segundo ele, a administração municipal também trabalha para resolver a situação e estruturar uma equipe própria para atuar a partir da primeira quinzena de julho, com objetivo de ampliar a capacidade operacional da pasta.
“O objetivo desse encontro foi apresentar aos vereadores que a manutenção das ruas é a prioridade do momento e vamos ponderar as considerações dos parlamentares. Nos próximos dias, alguns atos administrativos começam a vigorar e, a partir de agosto, com mais frentes de trabalho, começamos a dar uma resposta para a população', afirmou Brandão.
Durante o encontro, os parlamentares também apresentaram demandas recebidas da população e cobraram providências para ampliar os serviços em todas as regiões da cidade. Em resposta, o secretário se comprometeu a intensificar as ações nas próximas semanas e ampliar as frentes de trabalho para atender a demanda acumulada.
Brandão também informou que os serviços de tapa-buracos consomem cerca de R$ 6,8 milhões por mês. Segundo ele, são necessários aportes adicionais para acelerar a recuperação das vias da Capital, que enfrenta um cenário de deterioração agravado pelo aumento dos danos na malha viária.
Cobranças - O líder do Executivo na Câmara, vereador Beto Avelar (PP), afirmou que o Legislativo pretende acompanhar os trabalhos da secretaria. “A Câmara transmite um recado com essa reunião de que quer auxiliar o Executivo na recuperação da cidade. Vamos acompanhar os trabalhos da secretaria', declarou.
Já o presidente da Câmara Municipal, o vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), atribuiu a situação atual à interrupção de pagamentos relacionados ao serviço de tapa-buracos em 2025 e defendeu a retomada das equipes em todas as regiões da Capital.
“É uma marca desta Legislatura receber os gestores para compartilharem os trabalhos do Executivo. A crise atual é reflexo da falta de pagamentos para o serviço de tapa-buracos que aconteceu em 2025. É urgente a administração municipal retomar a atuação de equipes nas sete regiões da cidade e garantir a manutenção da infraestrutura. A população está indignada e precisamos dar uma resposta à população', afirmou Papy.
O presidente da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos, vereador Flávio Cabo Almi (PSDB), disse que as cobranças feitas pelos parlamentares refletem as reclamações recebidas diariamente dos moradores. “A Câmara, unida, tem apresentado diversas demandas relacionadas à infraestrutura da cidade. Esperamos que a gestão do Executivo resolva esses problemas o quanto antes', pontuou.
Requerimentos - Após a reunião, durante a sessão desta terça-feira (23) os vereadores aprovaram três requerimentos de autoria da Mesa Diretora, direcionados à prefeita Adriane Lopes (PP) e ao secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, André de Moura Brandão. Conforme a Lei Orgânica do Município, as solicitações devem ser respondidas em até 15 dias, sob pena de infração político-administrativa.
Segundo o presidente da Casa de Leis, vereador Papy (PSDB), o objetivo é dar transparência às informações relacionadas aos serviços de tapa-buracos executados na Capital. “Nós precisamos responder à população, e o requerimento é um instrumento importante de fiscalização', afirmou.
O Requerimento nº 48 solicita cópia integral do edital, do termo de referência, da proposta vencedora e do contrato firmado com a empresa RR Barros Serviços e Construções Ltda. Os vereadores também pedem esclarecimentos sobre os critérios utilizados para definir o valor estimado da contratação. Conforme a justificativa, a medida busca garantir transparência e assegurar o pleno exercício da função fiscalizadora do Legislativo sobre os serviços de tapa-buracos.
Já o Requerimento nº 49 pede documentos e informações referentes ao Primeiro Termo Aditivo ao Contrato nº 01, de 5 de janeiro de 2026, publicado no Diogrande nº 8.358, de 17 de junho de 2026, relacionado à execução dos serviços de tapa-buracos.
Na mesma linha, o Requerimento nº 50 solicita documentos e informações sobre a execução e a fiscalização dos serviços previstos no Contrato nº 01, de 5 de janeiro de 2026, e no respectivo termo aditivo firmado em 28 de abril de 2026. O objetivo é detalhar como ocorre o acompanhamento dos serviços e a aplicação dos recursos destinados à manutenção das vias da cidade.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.




